User-agent: Mediapartners-Google* Disallow:
Aula de redação
Vcs conhecem dinâmicas para se contar histórias? Eu usei uma na aula de redação e foi um sucesso, modéstia aparte.
1. Diferenciar gêneros e tipos de texto
2. Apresentar as características comuns dos gêneros narrativos
3. Propôr a redação de um conto e delimitar o efeito de sentido (sugiro o humor)
4. Organizar as fileiras de maneira que contenham a mesma qde de alunos
5. Explicar aos alunos a dinâmica:
O professor distribui palavras ou figuras aos alunos (1 para cada). Cada aluno destacará uma folha e colocará o cabeçalho, em seguida iniciará a redação, escrevendo o parágrafo de introdução, com poucas linhas (2 ou 3), no qual deve aparecer a palavra ou figura que recebeu do professor. Ao sinal do professor (pode ser um silvo de apito, ou palmas, ou uma palavra como: PASSA!) o aluno passará sua folha para trás, o colega terá um minuto para ler o que o da frente escreveu e mais algum tempo para escrever mais duas linhas, nas quais apareçam, por sua vez, a palavra ou figura que recebeu do professor, mantendo a coesão e a coerência. O primeiro aluno da fila recebe sempre a folha do último e vai-se aumentando o tempo para leitura e redação do conto. Quando a folha retornar ao seu dono, fim de jogo! Então o aluno deve concluir o seu próprio texto e colocar um título.
O professor deverá recolher as redações e ler algumas, se tiver tempo.
Sugiro ainda a proposta de correção por parte dos próprios colegas, observando o objetivo da aula, que pode ser: coesão/ coerência, textos do tipo narrativo, emprego dos tempos do passado, efeito de sentido, etc... O colega refaz o conto, corrigindo erros de ortografia, incoerências, repetições, etc.e grampeia-o com o original. Após entregá-lo ao professor, esse deve pesar o resultado e fazer as devidas correções e comentarios.
Vale muito a pena! Regiane, professora de Espanhol, ensinos fundamental e médio, e Redação no ensino médio.
1. Diferenciar gêneros e tipos de texto
2. Apresentar as características comuns dos gêneros narrativos
3. Propôr a redação de um conto e delimitar o efeito de sentido (sugiro o humor)
4. Organizar as fileiras de maneira que contenham a mesma qde de alunos
5. Explicar aos alunos a dinâmica:
O professor distribui palavras ou figuras aos alunos (1 para cada). Cada aluno destacará uma folha e colocará o cabeçalho, em seguida iniciará a redação, escrevendo o parágrafo de introdução, com poucas linhas (2 ou 3), no qual deve aparecer a palavra ou figura que recebeu do professor. Ao sinal do professor (pode ser um silvo de apito, ou palmas, ou uma palavra como: PASSA!) o aluno passará sua folha para trás, o colega terá um minuto para ler o que o da frente escreveu e mais algum tempo para escrever mais duas linhas, nas quais apareçam, por sua vez, a palavra ou figura que recebeu do professor, mantendo a coesão e a coerência. O primeiro aluno da fila recebe sempre a folha do último e vai-se aumentando o tempo para leitura e redação do conto. Quando a folha retornar ao seu dono, fim de jogo! Então o aluno deve concluir o seu próprio texto e colocar um título.
O professor deverá recolher as redações e ler algumas, se tiver tempo.
Sugiro ainda a proposta de correção por parte dos próprios colegas, observando o objetivo da aula, que pode ser: coesão/ coerência, textos do tipo narrativo, emprego dos tempos do passado, efeito de sentido, etc... O colega refaz o conto, corrigindo erros de ortografia, incoerências, repetições, etc.e grampeia-o com o original. Após entregá-lo ao professor, esse deve pesar o resultado e fazer as devidas correções e comentarios.
Vale muito a pena! Regiane, professora de Espanhol, ensinos fundamental e médio, e Redação no ensino médio.
Comentários
Postar um comentário
deixe aqui sua mensagem