User-agent: Mediapartners-Google* Disallow:
Criada em 1991, a Fundação Estudar é uma instituição sem fins lucrativos que investe no desenvolvimento do Brasil por meio do incentivo à educação e à formação de futuros líderes.
Para isso, realiza um processo seletivo meritocrático que permite a identificação de jovens com potencial para se tornarem líderes em suas áreas de atuação e ajudarem no crescimento do país.
Uma vez aprovados, esses jovens recebem bolsas de estudo nas melhores instituições de ensino do Brasil e no mundo para cursos de graduação e pós-graduação em áreas como Administração, Direito, Economia, Engenharia, Políticas Públicas e Relações Internacionais. Também são concedidas bolsas para programas de intercâmbio para cursos nas mesmas áreas.
Os bolsistas da Fundação Estudar contam ainda com o acompanhamento e apoio da instituição e de seus parceiros, que durante a vida acadêmica e pós-formatura atuam para garantir o desenvolvimento profissional e pessoal deles.
Bolsas Concedidas desde 1991: 488
Local de prospecção de bolsistas: Brasil
42 Escolas de Ensino Médio no Brasil
38 Instituições de Ensino Superior
58 Instituições de Ensino Superior nos Estados Unidos e Europa
23 instituições de apoio
37,45% empresas
26,4% bolsistas
18,4% fundadores
17,07% colaboradores
0,65% inscrições do processo seletivo
5.064 inscritos e 35 selecionados
11 diferentes estados de origem
23% mulheres
33% cursaram o Ensino Médio em escolas públicas
Ser a melhor referência brasileira na seleção, no apoio à educação e na formação de futuros líderes brasileiros, proporcionando oportunidades para que causem impacto positivo no desenvolvimento do país.
Colaborar para o desenvolvimento do Brasil por meio do incentivo à educação e formação de agentes de mudança capazes de implementar uma cultura de resultados e eficiência, com sólidos princípios éticos, em suas respectivas áreas de atuação.
Gente boa
Gente que assume riscos, e tem vontade de vencer desafios e fazer a diferença. Gente capaz de criar a aproveitar oportunidades.
Educação como elemento transformador e rápido
A educação aumenta a capacidade das pessoas de fazerem a diferença.
Trabalho e liderança causam impacto e têm efeito multiplicador
Essa combinação é fonte do progresso da sociedade.
Ética
Sem ética não há reconhecimento. Caráter e ética estão na base das sociedades bem-sucedidas.
Responsabilidade em fazer bem feito e dar resultado
Assinar embaixo de tudo o que se faz. Comprometer-se a atingir conquistas significativas, para si e para o país.
Disseminação de princípios: criação de valor
Proporcionar oportunidades para que as pessoas se desenvolvam ao máximo permite a disseminação dos valores e potencializa a capacidade de criação de valor para o Brasil.
Jorge Paulo Lemann é nascido no Rio de Janeiro, formado em Economia em Harvard University. Foi fundador e sócio majoritário do Banco de Investimentos Garantia entre 1971 e 1998, quando ele foi vendido ao Credit Suisse. Foi diretor da Gillette e da Swiss Re, presidente do Comitê Consultivo de América Latina da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e diretor das Lojas Americanas. Saiu dessas posições para se dedicar à Inbev, em 2004. Em 2008 a empresa viria a comprar a Anheuser-Busch e se tornar AB-Inbev, da qual é um dos controladores. Fundador e conselheiro da Fundação Lemann e da Fundação Estudar, também integra o Board of Dean Advisor da Harvard Business School.
Marcel Telles é carioca, formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi diretor no Banco Garantia, e CEO da Brahma e da AmBev. Atualmente é conselheiro da Ambev e da ABInbev. Participa ainda dos boards da Harvard Business School, da Fundação Estudar, e é membro do advisory board do Itau Unibanco. Fundou o Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), instituição dedicada a ajudar excelentes alunos de baixa renda a alcançar os melhores resultados acadêmicos.
Carlos Alberto Sicupira é presidente do conselho de administração de Lojas Americanas (desde 1981) e membro do conselho de administração da ABInBev (desde 2004). É também membro do conselho dos Associados de Harvard Business School (desde 1988), chairman da Endeavor Brasil e conselheiro da Fundação Estudar e Fundação Brava. Sicupira é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com OPM da Harvard Business School.
Paulo Cezar Castello Branco Chaves de Aragão é sócio sênior do Escritório de Advocacia Barbosa, Müssnich & Aragão, responsável pelo escritório de São Paulo. Vice-Presidente da Câmara de Arbitragem da BOVESPA, foi sócio-diretor de GP Investimentos, superintendente jurídico da Comissão de Valores Mobiliários, diretor e consultor Jurídico da Câmara de Comércio Americana. Atualmente, é diretor e membro da Comissão Jurídica da Associação Brasileira de Companhias Abertas. Membro do Instituto de Advogados Brasileiros e da Associação Brasileira de Direito Financeiro.
Antonio Bonchristiano é bacharel em política, filosofia e economia pela University of Oxford. É co-presidente do conselho e co-CEO da GP Investments, empresa líder no mercado de private equity no Brasil. Atua como membro do conselho de administração da Estácio Participações, Brazil Hospitality Group e BRProperties. Atuou anteriormente como membro do conselho de administração da ALL, Gafisa, Hopi Hari e Submarino. Também foi diretor financeiro da SuperMar Supermercados e fundador e presidente do Submarino. Antes de entrar na GP Investimentos, foi sócio da Johnston Associates, uma empresa de consultoria financeira com sede em Londres, e trabalhou para Salomon Brothers em Londres e Nova York. É sócio do Grolier Club em Nova Iorque, da Associação Internationale de Bibliophilie e foi eleito um Young Global Leader pelo Fórum Econômico Mundial. Está no conselho de várias entidades sem fins-lucrativos, entre elas a Fundação Estudar e a Emerging Market Private Equity Association.
Anna Victoria Lemann é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Trabalhou no Manicômio Judiciário da Frei Caneca e na Santa Casa. Fez estágio em psicologia clinica no Bellevue Hospital em NY e estudou na NY University. Fez formação psicanalítica na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e trabalhou em consultório particular por vários anos. Nos últimos anos, vem se dedicando a projetos relacionados à educação: é membro do conselho da Fundação Estudar, da Fundação Lemann e trouxe os Parceiros da Educação para o Rio de Janeiro.
Marcelo Barbosa é advogado formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado (LL.M) pela Columbia University School of Law. Sócio-fundador de Vieira, Rezende, Barbosa e Guerreiro Advogados, com atuação no Rio de Janeiro e São Paulo. Foi professor de Direito Societário na Faculdade de Direito da UERJ e atualmente é professor convidado da Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e da FGV Direito Rio de Janeiro. Foi membro do conselho de administração da Telemig Celular Participações S.A. e da Light S.A. É diretor do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa e foi diretor da Fundação Estudar. É autor de diversos artigos e colaborou com alguns livros jurídicos.
Ricardo C. Veirano é sócio do escritório Veirano Advogados. Veirano é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e possui LL.M pela University of Chicago Law School. Bolsista da Fundação Estudar de 1994, Veirano é também membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e secretário do Forum Latino Americano da International Bar Association (IBA).
Rodrigo Anunciato é o fundador e gestor do portfólio da gestora de recursos Cox Capital Management, empresa criada em 2007 com foco em ações de empresas públicas brasileiras, que atualmente gere US$ 70 milhões. Antes de fundar a Cox, Anunciato foi sócio da Tarpon Investments, responsável pelo Tarpon Long & Short Fund em 2006, e analista dos setores de Telecomunicações e Energia entre 2004 e 2006. Foi também CFO da Geodex. Seu primeiro emprego foi analista de fusões e aquisições na Ambev. Anunciato é formado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e bolsista da Fundação Estudar de 1997.
Mateus Bandeira é formado em Informática pela Universidade Católica de Pelotas, com pós-graduação em Finanças Corporativas pela FGV e Gestão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui MBA em Wharton School, para o qual recebeu bolsa da Fundação Estudar em 2002. Vice-presidente do conselho de administração do Banrisul, é CEO e diretor de Relações com Investidores do Banrisul. Começou sua carreira pública na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul em 1993, foi coordenador-geral na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, assessor técnico no Senado, subsecretário do Tesouro do Estado do RS (2007-2008) e secretário de Estado do Planejamento e Gestão (2008-abril/2010). Foi presidente do Comitê Estadual de Governança das Estatais e Coordenador do Programa Gaúcho de Parcerias Público-Privadas. É colaborador da Fundação Estudar, do Instituto Talento Brasil e da Orquestra de Câmara Jovem do Rio Grande Sul.
Verônica Serra é sócia fundadora da Pacific Advisors. Liderou investimentos para América Latina do International Real Returns LLC, holding baseada em Genebra com investimentos globais de US$ 600 milhões, foi VP e CEO da Leucadia National Corporation, em Nova York. Em 1996, trabalhou com renda fixa no Goldman Sachs e, previamente, no Banco BBA Creditanstalt. É conselheira do Mercado Livre e da Endeavor Brasil, e diretora da Fundação Estudar. Veronica tem MBA na Harvard Business School – apoiado pela Fundação Estudar e a Organização dos Estados Americanos - é graduada em Direito pela Universidade de São Paulo e Arte e Prograganda na Escola Panamericana.
Thais Junqueira é diretora executiva da Fundação Estudar. À frente da instituição desde 2006, antes foi gerente do programa de bolsas. Thais trabalha com educação no terceiro setor há oito anos. Formada em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, cursou programas de extensão em Estratégia e Administração de Negócios Sociais e Sem Fins Lucrativos em Harvard Business School, University of Cambridge e Universidade do Texas.
Renata Moraes é coordenadora de comunicação da Fundação Estudar. Jornalista formada na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), com extensão na Universidade de Navarra, Renata trabalhou previamente na revista VEJA, Máquina da Notícia, Agenzia ANSA Latina, Diário de Sevilla, Amigos da Terra – Amazônia Brasileira e Agência USP de Notícias.
Ivan Oliveira é estagiário de comunicação da Fundação Estudar. Estudante de Jornalismo da Faculdade Casper Líbero, Ivan também dá aulas de violão e piano.
Gabriela Marcondes é estagiária de networking e captação de recursos da Fundação Estudar. Estudante de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), trabalhou na Fundação Brava em 2008.
Leticia Faria é coordenadora de processo seletivo, carreiras e networking da Fundação Estudar. Letícia formou-se em Psicologia na Universidade Federal de São Carlos e, desde então, atuou principalmente na área de recrutamento e seleção. Trabalhou na Tenaris Confab e na Johnson & Johnson.
Maria Eugenia Pereira é analista administrativa na Fundação Estudar. Formada em Administração de Empresas, foi estagiária na área de processo seletivo e atuou previamente no Banco BNP Paribas.
Criada em 1991, a Fundação Estudar é uma instituição sem fins lucrativos que investe no desenvolvimento do Brasil por meio do incentivo à educação e à formação de futuros líderes.
Para isso, realiza um processo seletivo meritocrático que permite a identificação de jovens com potencial para se tornarem líderes em suas áreas de atuação e ajudarem no crescimento do país.
Uma vez aprovados, esses jovens recebem bolsas de estudo nas melhores instituições de ensino do Brasil e no mundo para cursos de graduação e pós-graduação em áreas como Administração, Direito, Economia, Engenharia, Políticas Públicas e Relações Internacionais. Também são concedidas bolsas para programas de intercâmbio para cursos nas mesmas áreas.
Os bolsistas da Fundação Estudar contam ainda com o acompanhamento e apoio da instituição e de seus parceiros, que durante a vida acadêmica e pós-formatura atuam para garantir o desenvolvimento profissional e pessoal deles.
Raio X da Fundação Estudar
Investimento em bolsas desde 1991: R$ 7 milhõesBolsas Concedidas desde 1991: 488
Local de prospecção de bolsistas: Brasil
Parceiros educacionais: 161
Fontes de recursos em 2010:
Processo seletivo em 2010:
Gente que assume riscos, e tem vontade de vencer desafios e fazer a diferença. Gente capaz de criar a aproveitar oportunidades.
A educação aumenta a capacidade das pessoas de fazerem a diferença.
Essa combinação é fonte do progresso da sociedade.
Sem ética não há reconhecimento. Caráter e ética estão na base das sociedades bem-sucedidas.
Assinar embaixo de tudo o que se faz. Comprometer-se a atingir conquistas significativas, para si e para o país.
Proporcionar oportunidades para que as pessoas se desenvolvam ao máximo permite a disseminação dos valores e potencializa a capacidade de criação de valor para o Brasil.
Comentários
Postar um comentário
deixe aqui sua mensagem