Conheça a Anhanguera
A Anhanguera Educacional organizou-se como uma companhia de capital aberto em 2003, sendo a sucessora da então existente Associação Lemense de Educação e Cultura, entidade mantenedora do Centro Universitário Anhanguera (Leme e Pirassununga); da Faculdade Comunitária de Campinas e das Faculdades Integradas de Valinhos. O mesmo ocorreu com o Instituto Jundiaiense de Educação e Cultura, entidade mantenedora da Faculdade Politécnica de Jundiaí e com o Instituto de Ensino Superior Anhanguera, entidade mantenedora da Faculdade Politécnica de Matão.Essas associações, todas de natureza não lucrativa, foram a base legal para a transformação de cada uma delas em sociedades educacionais (nos moldes de sociedades anônimas): Sociedade Educacional de Leme S.A., Sociedade Educacional de Jundiaí e Sociedade Educacional de Matão, forma organizacional então pensada e preparada para a futura abertura de seu capital na Bolsa de Valores.
Dessas três sociedades anônimas surgiu a Anhanguera Educacional, hoje definida como a sociedade mantenedora de todas as demais unidades educacionais existentes, sejam faculdades, centros universitários ou universidades. Assim, desde 2004, os novos cursos e unidades orgânicas ou adquiridas estão sob a mantença da instituição.
Ao longo da sua trajetória, a Anhanguera Educacional vivenciou diversas fases de crescimento: a primeira, de expansão dos seus cursos superiores e da sua base física, até 1998; a segunda, de otimização e qualificação dos seus currículos e projetos pedagógicos, até 2003; e a terceira, de reorganização estrutural, administrativa e financeira, tendo esta última se dado com o ingresso de novos parceiros-sócios e investidores.
Objetivos
A Anhanguera tem como objetivo geral oferecer aos seus estudantes uma sólida base de conhecimentos, competências e habilidades. A intenção é desenvolver uma aprendizagem significativa, capacitando-os para implementar seus projetos de vida.Conheça também os objetivos específicos da instituição:
- Conduta ética associada a responsabilidade social e profissional.
1 - Desenvolvimento da capacidade de compreensão, produção e transmissão dos saberes adquiridos. 2
- Desenvolvimento da capacidade de equacionar problemas e buscar soluções diante das demandas individuais e sociais. 3
- Permanente busca de prevenção e solução dos conflitos individuais e coletivos, com vistas ao bem-estar social. 4
- Desenvolvimento da capacidade de realizar investigações científicas e raciocínios logicamente consistentes, de leitura, compreensão e produção de textos em um processo comunicativo próprio ou em equipe, de julgamento e de tomada de decisões e, sobretudo de aprender a aprender, para sua educação permanente. 5
Visão
A Anhanguera tem como visão ser uma das maiores instituições de ensino superior do mundo e oferecer aos seus alunos a melhor relação custo versus qualidade.Valores e Crenças
- Ao aprendizado formal devem ser acrescentados o estudo e a prática da ética, contribuindo, assim, para a formação de um cidadão consciente dos seus deveres e direitos, dotado de uma vida social compartilhada e solidária. 6
- Os alunos são corresponsáveis pelo aprendizado eficiente e eficaz, devendo dedicação aos propósitos, compromissos e objetivos assumidos. 7
- Os alunos desenvolverão suas habilidades e competências quando motivados pelos docentes, hoje entendidos como facilitadores da aprendizagem. 8
- A responsabilidade social da instituição compreende os preceitos de inclusão social e promoção da igualdade de direitos e oportunidades, com vistas à ascensão dos indivíduos na sociedade globalizada. 9
- É dever da instituição e de seus educandos o respeito, a promoção e a defesa dos direitos humanos, da qualidade de vida e do meio ambiente. 10
- O bom ensino, ministrado de forma eficiente, com qualidade e seriedade, traduz-se em uma aprendizagem eficaz, útil ao estudante, para que este desenvolva suas habilidades e competências com vistas ao seu projeto de vida. 11
- O ensino superior de qualidade, além de atender aos interesses e anseios dos educandos, baseia-se também na qualidade dos professores e de outros agentes educacionais que interagem na formação discente. 12
- O bom ensino superior, para resultar em uma aprendizagem eficaz, deve ter embasamento teórico e prático, quer pelo emprego de metodologias apropriadas, quer pelo uso de tecnologias educacionais e da informática como multimeios auxiliares, além do uso sistemático do livro-texto em cada disciplina. 13
- O processo de aprendizagem, para ser eficiente e eficaz, deve ser fomentado e implementado constantemente, além de avaliado em função dos objetivos propostos, de forma coerente, nos termos do projeto pedagógico de cada curso.
Comentários
Postar um comentário
deixe aqui sua mensagem