User-agent: Mediapartners-Google* Disallow:
Segunda etapa
O grupo deverá:
Organizar uma lista com os órgãos do corpo humano que conhecem; relacionar cada órgão do corpo humano que conhecem com as funções identificadas na fase anterior; verificar se existe, na lista do grupo, órgão sem função ou função sem órgão (transporte, nutrição, proteção, etc); realizar uma pesquisa para ampliar conhecimento, sendo que cada integrante do grupo fique responsável por pesquisar sobre um conjunto de órgãos ou funções.
Cada participante do grupo deve socializar suas descobertas com o grupo; as informações obtidas devem ser organizadas e o resultado obtido apresentado, em forma de seminário, para o grande grupo.
Após a apresentação de todos os grupos, é possível, ainda, ampliar a compreensão dos alunos sobre a importância do trabalho em equipe, promovendo um debate sobre qual o elemento que desempenha a função mais importante no corpo humano.
http://vera-adoroisso.blogspot.com/2008 /03/desenhando-uma-cidade.html
Autor: Vera Schwarz
Ciências
Coloquem aqui suas dicas de atividades de ciências.
Desenhando uma Cidade
Esse é um roteiro criado por Vera Schwarz, para o ensino de Ciências. É composto de duas etapas. A primeira, isoladamente, pode ser usada para abordar questões de ecologia. A primeira e segunda etapas juntas servem para desenvolver os conteúdos sobre corpo humano.
Tipo de atividade: em grupo
Material:
* Folhas A4 ou similares
* Fita adesiva ou cola
* Lápis
* Réguas
* Material para colorir (lápis de cor ou giz de cera ou canetinhas hidrocor, tinta)
Descrição da atividade:
Primeira etapa
Os alunos, em grupos de no mínimo três e no máximo de cinco integrantes e munidos de folhas de papel (A4), devem, juntos desenhar uma cidade, obedecendo as instruções abaixo:
cada aluno deve desenhar uma parte da cidade; o espaço ocupado pela cidade correspondente a área total do conjunto das folhas de papel do grupo; o desenho da cidade deve conter todos os elementos necessários à vida de seus cidadãos; o grupo deve combinar o que será desenhado e quem desenhará o quê; os desenhos individuais devem ser planejados de forma a apresentar continuidade com os dos colegas, evitando ruas que não levem a lugar nenhum, repetições ou falta de elementos importantes (exemplo: hospitais).
Terminada essa primeira fase, o grupo deverá fazer uma lista de todos os elementos desenhados e identificar a função a que está relacionado; agrupar os elementos que apresentam função semelhante.
Exemplo:
* oficinas, hospitais e farmácias - manutenção e reparos
* estradas, automóveis, aviões – transporte
* fazendas e indústrias – produção
* comida e água – nutrição
* lojas, armazéns - abastecimento
* exército, polícia, telhados, paredes, roupas – proteção
* armazéns, depósitos, armários, garagens – armazenamento
* praças, clubes – lazer
* televisão, rádio, telefone, correio - comunicação
* prefeituras – coordenação
http://vera-adoroisso.blogspot.com/2008 /03/desenhando-uma-cidade.html
Tipo de atividade: em grupo
Material:
* Folhas A4 ou similares
* Fita adesiva ou cola
* Lápis
* Réguas
* Material para colorir (lápis de cor ou giz de cera ou canetinhas hidrocor, tinta)
Descrição da atividade:
Primeira etapa
Os alunos, em grupos de no mínimo três e no máximo de cinco integrantes e munidos de folhas de papel (A4), devem, juntos desenhar uma cidade, obedecendo as instruções abaixo:
cada aluno deve desenhar uma parte da cidade; o espaço ocupado pela cidade correspondente a área total do conjunto das folhas de papel do grupo; o desenho da cidade deve conter todos os elementos necessários à vida de seus cidadãos; o grupo deve combinar o que será desenhado e quem desenhará o quê; os desenhos individuais devem ser planejados de forma a apresentar continuidade com os dos colegas, evitando ruas que não levem a lugar nenhum, repetições ou falta de elementos importantes (exemplo: hospitais).
Terminada essa primeira fase, o grupo deverá fazer uma lista de todos os elementos desenhados e identificar a função a que está relacionado; agrupar os elementos que apresentam função semelhante.
Exemplo:
* oficinas, hospitais e farmácias - manutenção e reparos
* estradas, automóveis, aviões – transporte
* fazendas e indústrias – produção
* comida e água – nutrição
* lojas, armazéns - abastecimento
* exército, polícia, telhados, paredes, roupas – proteção
* armazéns, depósitos, armários, garagens – armazenamento
* praças, clubes – lazer
* televisão, rádio, telefone, correio - comunicação
* prefeituras – coordenação
http://vera-adoroisso.blogspot.com/2008
O grupo deverá:
Organizar uma lista com os órgãos do corpo humano que conhecem; relacionar cada órgão do corpo humano que conhecem com as funções identificadas na fase anterior; verificar se existe, na lista do grupo, órgão sem função ou função sem órgão (transporte, nutrição, proteção, etc); realizar uma pesquisa para ampliar conhecimento, sendo que cada integrante do grupo fique responsável por pesquisar sobre um conjunto de órgãos ou funções.
Cada participante do grupo deve socializar suas descobertas com o grupo; as informações obtidas devem ser organizadas e o resultado obtido apresentado, em forma de seminário, para o grande grupo.
Após a apresentação de todos os grupos, é possível, ainda, ampliar a compreensão dos alunos sobre a importância do trabalho em equipe, promovendo um debate sobre qual o elemento que desempenha a função mais importante no corpo humano.
http://vera-adoroisso.blogspot.com/2008
Autor: Vera Schwarz
Aviões de Papel
Vera Schwarz também sugeriu um link sobre aviões de papel em seu blog:
http://vera-adoroisso.blogspot.com/2008 /03/um-dos-problemas-que-tinha-quando-er a.html
Isso me lembrou do seguinte link, que ensina a construir "o melhor avião de papel do mundo":
http://www.zurqui.com/crinfocus/paper/a ir-bld1.html
Aqui está a versão para impressão: são seis páginas com seis passos em cada uma.
http://www.zurqui.com/crinfocus/paper/p rint/inst.html
http://vera-adoroisso.blogspot.com/2008
Isso me lembrou do seguinte link, que ensina a construir "o melhor avião de papel do mundo":
http://www.zurqui.com/crinfocus/paper/a
Aqui está a versão para impressão: são seis páginas com seis passos em cada uma.
http://www.zurqui.com/crinfocus/paper/p
Mais dicas
Site com ativdades de Botânica e outros tópicos em Ciências:
www.botanicaonline.com.br
Espero que ajude!
Abraços
www.botanicaonline.com.br
Espero que ajude!
Abraços
Comentários
Postar um comentário
deixe aqui sua mensagem