Serão selecionados 7 mil candidatos para atuar nas seis sedes da Copa das Confederações,

-->
Serão selecionados 7 mil candidatos para atuar nas seis sedes da Copa das Confederações, além de 4.900 escolhidos para as cerimônias de abertura e encerramento da competição

Divulgação / Portal da Copa Ampliar
  • Os voluntários vão atender aeroportos, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests e outras áreas de grande fluxo de pessoas
O programa Brasil Voluntário recebeu 40.065 inscrições nesta primeira fase. Pessoas entre 18 e 85 anos e de mais de 30 nacionalidades se cadastraram. As únicas exigências eram: ter no mínimo 18 anos de idade, residir no Brasil e ter disponibilidade de horário. Sete mil voluntários serão selecionados para atuar nas seis cidades-sede da Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013. Outras 4.900 pessoas vão ser escolhidas para participar da abertura e do encerramento da competição, em Brasília e no Rio de Janeiro respectivamente.
Os voluntários selecionados irão atuar no suporte à gestão, operação do evento e o apoio ao turista. Algumas características serão levadas em consideração para a seleção: idiomas falados além do português, experiências anteriores de voluntariado, formação acadêmica, cursos relacionados às áreas de atuação e habilidades específicas.
As inscrições para o voluntariado tiveram início em 22 de janeiro e foram encerradas no último sábado (16). Os candidatos devem ficar atentos aos prazos. O resultado da seleção será comunicado por e-mail e pela rede social Brasil Voluntário a partir de 20 de fevereiro. Depois, os selecionados terão o período de 1º a 31 de março para fazer a formação à distância, em uma plataforma online.O treinamento presencial acontece de 20 de abril a 11 de maio nas cidades em que o inscrito optou por atuar como voluntário.
Os selecionados pelo Programa não irão receber remuneração. Terão direito a uniforme, alimentação, passe para transporte e seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais. Aqueles que concluírem o treinamento receberão certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB).

Rede social
A rede social Brasil Voluntário, que reúne os candidatos já cadastrados, teve, até segunda-feira (18), 9.063 fotos postadas e 6.657.013 publicações, incluindo comentários em postagens.

Copa de 2104
Aqueles que não forem selecionados continuarão na lista de reserva e poderão ter a chance de participar das ações de apoio na Copa do Mundo de 2014, quando serão escolhidos 50 mil voluntários.
Quem não se inscreveu ainda poderá tentar uma vaga no Brasil Voluntário para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O cadastro para o torneio do ano que vem será reaberto após a Copa das Confederações. Mais de 50 mil voluntários serão selecionados para as doze cidades-sede em 2014.
O programa Brasil Voluntário recebeu 40.065 inscrições. Pessoas entre 18 e 85 e de mais de 30 países se cadastraram. Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília foram as cidades que mais receberam candidatos. No total, 8.143 pessoas se inscreveram para atuar no Rio de Janeiro, 4.521 em São Paulo e 3.707 em Brasília. Os números correspondem apenas a pessoas que completaram o cadastro até o fim.
Nessa próxima etapa, pessoas que moram fora do País também serão selecionadas. Na primeira fase, 458 candidatos de 30 países se inscreveram. A Argentina foi o país que recebeu mais candidatos estrangeiros. Foram 220 inscritos.



Comentários