Ciência sem Fronteiras 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio,

-->
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.


Instruções


Leia atentamente as instruções antes de efetivar sua inscrição.
1) As inscrições para as Chamadas da Bélgica e Finlândia finalizam em: 05/04/2013 às 23:59h (Horário de Brasília). O suporte ficará disponível somente até às 18h30. Formulários disponíveis a partir de 20/02/2013.
2) As inscrições para as Chamadas da Áustria, China e Irlanda finalizam em: 06/04/2013 às 23:59h (Horário de Brasília). O suporte ficará disponível somente até às 18h30. Formulários disponíveis a partir de 20/02/2013.

3) Será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única Chamada. Na hipótese de envio de uma nova inscrição pelo mesmo candidato, respeitando-se a data limite de inscrição, esta será considerada substituta da anterior sendo levada em conta para análise apenas a última inscrição recebida.
4) Dúvidas a respeito das chamadas? Clique aqui ou ligue 0800 616161, opção 0, subopção 1. Leia atentamente as chamadas antes de entrar em contato conosco.  
5) Não consta a sua área de conhecimento no formulário de inscrição? Disponibilize aquela mais próxima de sua atuação na graduação. 
6) Não consta a sua Instituição de Ensino Superior no formulário? Procure o suporte, disponível nas chamadas. 
7) Sua instituição já aderiu ao programa? Busque-a aqui.
8) A nota de ENEM a partir de 2009 será utilizada como critério classificatório, sendo utilizada somente nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino. Entenda demanda qualificada como: aluno de graduação com mérito acadêmico, o qual realize curso dentro das áreas contempladas e que detenha a proficiência no idioma exigida na Chamada. Porém, todo aluno de graduação poderá se inscrever, preenchidos os requisitos mínimos informados nas Chamadas
Veja as chamadas de cada país clicando no menu ao lado.

Comentários