Como ganhar uma bolsa!

User-agent: Mediapartners-Google* Disallow:

Como ganhar uma bolsa!

Bom dia pessoal,
Com a minha experiência, eu resolvi escrever um pouco sobre como ganhar a tão sonhada bolsa de estudos no exterior. Funciona mesmo, é garantido! Podem conferir. Quando eu entrei nesta e em outras comunidades eu era extremamente verde, mas muito disposta a aprender e a conseguir ganhar a minha tão sonhada bolsa. Agradeço muito a ajuda de todos, da Daniela, da Helena, da Cris, da Fernanda e outros que me ajudaram a desvendar este caminho. Elas me derem um empurrão, mas com a minha força de vontade e determinação consegui descobrir tudo que eu preciso para aplicar para diversas universidades e deu certo! Já ganhei algumas bolsas de estudo no exterior e hoje em dia é tudo mais simples do que no começo que estava meio perdida e tonta com tantas informações. Segue alguns passos fundamentais, que talvez ajudem vocês também:
A seguir os passos fundamentais: 

Passos...

1 – Ser realista. Não adianta você aplicar para a Harvad se você não se enquadra no perfil de alunos que eles querem. Custear os estudos de um aluno internacional não é barato, eles não vão sair jogando bolsas de estudos para as pessoas irem lá e pegarem. O aluno não vai fazer turismo, ele vai para desenvolver uma pesquisa. Pesquisa é coisa séria. É para quem quer estudar. E quem quer e tem potencial que meta as caras.



2 – O Idioma. Não adianta você querer fazer mestrado ou doutorado nos Estados Unidos se você não falca inglês. Um bom nível de entendimento da língua é FUNDAMENTAL para solicitar uma bolsa. Meta a cara no estudo de outros idiomas, especialmente aqueles que você vai precisar para poder aplicar para uma Universidade estrangeira. Quer estudar na Alemanha? Vá estudar alemão! Em muitos países tem programas que exigem só o inglês, mas você precisa dominá-lo. Vá se informar sobre os testes de línguas, com relação ao TOEFl eu posso dar alguns direcionamentos, mas vá se informar que língua e que pontuação a universidade exige para o ingresso. 

continuação

3 – Seja claro e objetivo. Ninguém vai querer responder uma mensagem tipo: “Eu quero ganhar uma bolsa de estudos para a Europa, pode ser na França por exemplo”. No seu caminho muitas pessoas podem te ajudar, mas seja claro com o que você quer, diga para onde quer ir, qual universidade, qual sua área de estudos, suas expectativas, interesses, projeto de pesquisa, etc. Na feira você vai e diz: “Quero um tomate maduro”, o vendedor vem e traz. Para estudar fora você tem que ser claro e honesto com você mesmo: “Eu quero fazer isso e isso, posso até fazer adaptações, mas minha idéia é essa”. Não adianta quer fazer qualquer mestrado, qualquer doutorado só para estudar fora, o principal é seu interesse e afinidade com o tema.



4 – Vasculhe loucamente o site da Universidade que você quer ir, lá tem tudo bem detalhado e explicado dizendo claramente o que você precisa fazer. Imprima e leia várias vezes até entender o que eles querem. Muitas universidades oferecem a bolsa de estudos junto. Passou, ganhou. Se a universidade não oferecer bolsas de estudos, vá atrás das agencias de fomento tanto as nacionais como internacionais. Se você aplicar para uma universidade e para uma agencia de fomento, faça estes processos simultaneamente, imprima e leia tudo. A sua pesquisa começa aí, se você não tem coragem de pesquisar nem no site da universidade como vai pesquisar durante anos em outra língua e escrevendo um tantão assim de papel? 
5 – Mantenha contato com todos: seu futuro orientador, a mulher da comissão de bolsas, o professor de inglês que vai te dar umas aulas, o técnico de informática que pode te ajudar a baixar algum programa, amigos que estudaram fora, o seu orientador da faculdade, etc.


6 – A papelada. Se ela for sem um papel importante você perde a bolsa. Veja tudo bonitinho o que eles querem. Traduza tudo, peça para juramentar, tire todas as cópias que eles pedem, tudo sem faltar nem um ai.


7 – Se programe com antecedência. Algumas seleções duram meses e até um ano. E não pode chegar atrasado. Eles trabalham com prazos.


8 – Não desista. Não conseguiu passar de primeira? Tenta outra vez. Tente duas, tente três, se você tiver potencial e for determinado a sua vez vai chegar. Você pode aplicar quantas vezes quiser e para várias instituições. Muitos papéis você pode reaproveitar e readaptar. Tente de novo, sempre melhorando.


Boa sorte pessoal! Qualquer coisas, estamos aqui!

Comentários