Como conseguir o Fies

-->
  1. Para conseguir o financiamento, o estudante deve ter renda familiar de no máximo 1,5 salário minimo (para licenciatura não há limite de renda) e acessar o site do programa http://sisfiesportal.mec.gov.br, que também está disponível no portal do ministério da educação (MEC) e efetuar o cadastro. Para isso basta informar alguns dados, como documentação pessoal e data de nascimento. Todas as informações estarão descritas no sistema. Depois é só validar as suas informações no próximo acesso. Para fazer a inscrição deverá preencher o formulário padrão exigido pelo MEC. Duas informações importantes são: opção pela instituição na qual gostaria de realizar o FIES (As opções disponíveis são Caixa econômica federal e banco do Brasil) e a instituição de ensino na qual está matriculado(a).
  2. 2
    Com o cadastro efetuado e o formulário completamente respondido, o estudante deve se dirigir até a comissão permanente de supervisão e acompanhamento (CPSA), em no máximo dez dias para apresentar a documentação que comprove os dados do formulário do SIsFies. A documentação já é informada no momento da inscrição via internet.
  3. 3
    Feito isso o estudante deve se dirigir a agência bancária da instituição escolhida com toda a documentação, mais a validação da documentação junto a instituição de ensino para efetuar a contratação do FIES. O atendente efetuará um cadastro, inclusive com consulta aos serviços de proteção ao crédito, e fará uma análise de crédito especialmente para comprovar que o estudante não poderá arcar com as despesas da faculdade. O prazo para comparecer no banco é de dez dias. A partir de 2010, o FIES pode ser solicitado em qualquer época e não há mais necessidade de fiador.

Comentários