Projetos Esportivos Sociais

Projetos Esportivos Sociais
A prática de esportes, além de ser um hábito saudável, é importante instrumento de inclusão social. Para incentivar essas atividades, brasileiros com idades entre 0 e 18 anos podem ser beneficiados pelo programa Projetos Esportivos Sociais, ação conjunta entre o Ministério do Esporte e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Gaspar Nóbrega/COB Programa visa incentivo à prática de esportes Ampliar
  • Programa visa incentivo à prática de esportes
O programa prevê que os participantes pratiquem pelo menos uma modalidade esportiva, de preferência três vezes por semana. Entre as atividades também estão previstas palestras educativas, reforço escolar, atendimento médico, psicológico e social. Oficinas profissionalizantes são oferecidas para adolescentes maiores de 14 anos.
Podem participar empresas ou pessoas físicas que quiserem fazer doações para projetos pré-aprovados pelo programa Projetos Esportivos Sociais. Os valores, que são repassados ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA), podem ser deduzidos do imposto de renda a pagar.
De 2005 a 2009, foram aprovados 73 projetos atendidos pelo programa. No total, foram autorizados cerca de R$ 139,5 milhões para a execução dos mesmos.
São Paulo é o estado que possui o maior número de projetos autorizados (20), mas eles estão espalhados pelo país. Existem iniciativas no Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocatins.
Para saber mais sobre os projetos aprovados, visite a página do programa no Ministério do Esporte.

Comentários