Programas de incentivo Programa Segundo Tempo

Programas de incentivo


Programa Segundo Tempo
Voltado para crianças, adolescentes e jovens expostos a riscos sociais, o Segundo Tempo é um programa de incentivo ao esporte como fator de desenvolvimento da cidadania e de melhoria da qualidade de vida. Ações do Programa Segundo Tempo buscam aumentar a autoestima, habilidades motoras e condições de saúde dos participantes. Também incentivam a prática de atividades esportivas educacionais e a interação entre participantes como forma de garantir a inclusão social.
Tomás Faquini Programa ajuda crianças e jovens de áreas de risco Ampliar
  • Programa ajuda crianças e jovens de áreas de risco
Entidades públicas e privadas sem fins lucrativos podem se inscrever para propor uma parceria com o programa . Os parceiros mantêm núcleos de esporte educacional e criam eventos e atividades esportivas educacionais. Cada núcleo tem 100 crianças, adolescentes e jovens orientados por profissionais. Eles desenvolvem atividades esportivas e complementares, seguindo um modelo que inclui:
• atividades realizadas fora do horário escolar, em espaços específicos, na escola ou em lugares comunitários;
• oferta a cada participante de no mínimo três modalidades de esporte, com frequência mínima de três vezes na semana, de 2 a 4 horas por dia;
• oferta de reforço alimentar.
O projeto escolhido para convênio com o Programa Segundo Tempo é desenvolvido durante o ano escolar, com recesso remunerado de 30 dias entre os meses de dezembro e janeiro. Em janeiro de 2009 foi realizada a edição piloto do Programa Recreio nas Férias, oferecendo aos participantes do Segundo Tempo atividades culturais, artísticas, esportivas, turísticas, sociais e de jogos e brincadeiras durante as férias escolares. Cada edição do Recreio nas Férias terá um tema central para ser abordado com os participantes. No projeto piloto, o tema escolhido foi meio ambiente.

Comentários