Financiamento estudantil

Financiamento estudantil
Além da oferta gratuita de cursos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o governo brasileiro provê financiamentos em condições especiais para estudantes interessados em frequentar as escolas técnicas da rede privada e do Sistema S (como Senac e Senai).
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) foi reformulado em 2011 e passou a contemplar o universo do ensino profissional e tecnológico. A mudança ocorreu no âmbito do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec). Rebatizado como Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies ganha duas novas modalidades a partir do ano letivo de 2012:
Fies Técnico – financia diretamente o aluno que cursa escolas privadas ou ligadas ao Sistema S (desde que elas sejam cadastradas no Sistec,  o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica e habilitadas pelo Ministério da Educação). Mais de 3 mil escolas estão habilitadas a receber alunos nessas condições. A carência (tempo após a conclusão do curso no qual o estudante passa a reembolsar o fundo) é de 18 meses e o tempo para quitação da dívida equivale a seis vezes o período do curso mais doze meses (exemplo: um curso de dois anos de duração terá prazo de 13 anos para pagamento, contados a partir de um ano e meio após sua conclusão). A taxa de juros é de 3,4% ao ano.
Fies Empresa – nesse caso, o financiamento é dirigido para empresas que pretendem investir na qualificação profissional de seus empregados. Os funcionários das empresas participantes podem se beneficiar diretamente dos recursos oferecidos pelo fundo sem, no entanto, ter de fazer o ressarcimento. Quem se responsabiliza pela parte financeira é a empresa em que ele trabalha.

Comentários