Matérias do curso de Enfermagem
Confira a seguir a relação de disciplinas geralmente encontradas durante o curso de Enfermagem. Lembramos que a nomenclatura das matérias pode variar de acordo com a faculdade, bem como a ordem em que elas são apresentadas aos estudantes.- Ações Interpessoais Básicas em Saúde Mental
 - Administração Aplicada à Enfermagem
 - Anatomia Humana
 - Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico
 - Bases Conceituais do Cuidar
 - Bioestatística
 - Bioquímica e Biofísica
 - Centro de Material e Esterilização
 - Ciências Sociais Aplicadas à Saúde
 - Citologia e Embriologia
 - Enfermagem em Doenças Transmissíveis
 - Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia
 - Enfermagem em Primeiros Socorros
 - Enfermagem em Reabilitação Física
 - Enfermagem em Saúde Coletiva da Criança e do Adolescente
 - Enfermagem em Saúde Coletiva na Saúde da Mulher
 - Enfermagem no Centro Cirúrgico
 - Enfermagem na Saúde do Adulto/Idoso
 - Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente
 - Enfermagem Psiquiátrica na Saúde do Adulto/Idoso
 - Epidemiologia
 - Ética e Exercício de Enfermagem
 - Farmacologia
 - Fisiologia Humana
 - Fundamentos da Saúde Coletiva
 - Genética e Evolução Humana
 - Gestão de Enfermagem em Serviços de Saúde
 - Imunologia
 - Introdução à Psicologia da Saúde
 - Metodologia de Pesquisa
 - Microbiologia
 - Parasitologia
 - Processos Patológicos Gerais
 - Semiologia Básica em Enfermagem
 - Teorias do Conhecimento e Enfermagem
 
Confira o conteúdo de algumas matérias de Enfermagem
Entenda em mais detalhes o que se estuda em algumas das principais disciplinas do curso de Enfermagem:Administração Aplicada à Enfermagem: Aborda as principais bases teóricas da administração hospitalar, desde como gerir a equipe até os métodos de trabalho do enfermeiro no ambiente clínico.
Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico: Trata dos cuidados necessários aos pacientes em estado grave, gravíssimo e terminal.
Anatomia Humana: Disciplina com grande carga prática, em que os alunos estudam as partes do corpo, o organismo humano como um todo e seu funcionamento.
Bases Conceituais do Cuidar: A matéria é uma introdução à prática da Enfermagem e serve para criar no estudante um olhar crítico a respeito de sua formação, refletindo sobre as melhores maneiras de cuidar dos pacientes.
Bioquímica e Biofísica: Fornece conhecimentos básicos sobre Química e Física aplicadas à Enfermagem.
Citologia e Embriologia: Permite que o aluno adquira conhecimentos sobre a estrutura celular humana e suas funções.
Enfermagem em Doenças Transmissíveis: Trata de como tomar medidas de prevenção e controle de doenças transmissíveis, além de como lidar com pacientes que apresentam essas enfermidades.
Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia: Capacita para auxiliar o médico em consultas ginecológicas e partos, cuidando da mulher e do recém-nascido.
Enfermagem em Primeiros Socorros: Ensina a lidar com atendimentos de caráter urgente, desde curativos até o encaminhamento aos especialistas que continuarão a cuidar do paciente.
Enfermagem no Centro Cirúrgico: Como auxiliar o médico e o paciente durante o pré-operatório, a operação e o pós-operatório, desde a assepsia dos materiais cirúrgicos até a recuperação da cirurgia.
Epidemiologia: Estuda os principais fatores que fazem uma enfermidade se propagar entre a população e como prevenir, controlar e erradicar tais doenças.
Farmacologia: Como manusear a administrar medicamentos corretamente, suas ações, efeitos colaterais no organismo humano e como proceder para diminuir efeitos desagradáveis causados pelos remédios.
Imunologia: Apresenta o funcionamento do sistema imunológico humano e como ele responde aos ataques de enfermidades causadas por vírus, bactérias e tumores.
Microbiologia: Estuda as estruturas dos microrganismos e sua relação com as infecções humanas, além de fornecer conhecimentos sobre como coletar, guardar e transportar materiais para análise.
Parasitologia: Lista os parasitas causadores de enfermidades e como atuam no organismo humano, além de ensinar como proceder para diagnosticar e prevenir essas doenças.
Comentários
Postar um comentário
deixe aqui sua mensagem