faça medicina faculdade de graça (GRATIS)

O principal programa de concessão de bolsas oferecido pelo governo de Cuba a brasileiros é destinado a estudos na ELAM (Escola Latino-americana de Medicina), em Havana, capital do país. A cada ano, até 100 brasileiros são selecionados para cursar medicina naquela instituição.
Todas as indicações de candidatos são feitas indiretamente por instituições oficiais do governo ou organizações políticas, sociais e religiosas brasileiras. Isto é, o interessado em estudar medicina em Cuba deve se informar junto a organismos governamentais, partidos políticos, ONGs (organizações não-governamentais), representações religiosas (como a Igreja católica) e outras instituições de ação social que são as responsáveis por indicar à representação diplomática de Cuba no Brasil os candidatos pré-selecionados às bolsas.
Após esta fase, autoridades representantes do governo cubano são incumbidas de analisar as candidaturas e selecionar aqueles que serão beneficiados pelo programa de bolsas.
Benefícios
A bolsa prevê a concessão de moradia em Cuba, alimentação e estudos de forma gratuita, em iguais condições às dos bolsistas cubanos. Os custos das passagens aéreas de ida e volta correm por conta do estudante. Em alguns casos excepcionais, o governo de Cuba concede também a cobertura dos custos com as passagens aéreas, segundo informa a Embaixada de Cuba em Brasília.
Os estudantes devem ter no máximo 25 anos; ter concluído o Ensino Médio, que é o nível equivalente à educação pré-universitária cubana; pertencer a uma família de baixo poder aquisitivo; e demonstrar aptidão física e mental para acompanhar o curso. Os candidatos terão também avaliados seus conhecimentos gerais, tendo em vista a perspectiva de poderem se adaptar e acompanhar os estudos em Cuba
Importante - Vale lembrar que o título de médico obtido na ELAM não é automaticamente reconhecido no Brasil. Os governos de Cuba e Brasil tentaram fechar acordo para o reconhecimento automático desses diplomas, mas a questão ainda está em discussão em nível diplomático. O próprio ministro da Educação brasileiro, Tarso Genro, já sinalizou que não deve ser aberta exceção para o caso. Em geral, as instituições de ensino superior brasileiras responsáveis pela revalidação de títulos obtidos no exterior podem exigir dos alunos formados em Cuba uma série de adaptações em instituições no Brasil em razão das diferenças de currículos entre os cursos ministrados lá e aqui.
Para obter mais informações, os interessados podem consultar os seguintes endereços:
Embaixada da República de Cuba no Brasil - www.embaixadacuba.org.br
SHIS QI 5, conj. 18, casa 1
CEP - 71615-180 - Brasília / DF
Telefones: (061) 248-4710, 248-4130, 248-4517 e 248-4215
Fax: (061) 248-6778
E-mail: embacuba@uol.com.br
Escola Latino-americana de Medicina - www.elacm.sld.**/index.htm
-->

Comentários